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| Assunto: Leste oeste Ter 28 Jun 2011, 08:56 | |
| Terça-feira, Junho 28, 2011 ( fonte jornal a região) Ferrovia pode ter mais de um cliente
A ferrovia Leste/Oeste vai inaugurar uma nova modalidade de uso implantada pela Presidência da República. A mineradora ENRC, do Cazaquistão, vai comprar 25% da capacidade de transporte da Filo por R$ 3,5 bilhões.
O contrato é de 15 anos renováveis por mais 15. A ferrovia, que liga Ilhéus a Barreiras, começou neste ano e deve ficar pronta em 2013. Apesar de comprar o espaço, a ENRC, dona da Bahia Mineração, vai investir outros R$ 300 milhões.
O dinheiro será usado na compra de equipamentos ferroviários (incluindo vagões) suficientes para transportar 20 milhões de toneladas de minério por ano de Caetité ao novo porto em Ilhéus, onde terá um terminal próprio.
A ENRC ainda vai pagar R$ 11,92 por tonelada de minério, num contrato chamado “take or pay” (pagará mesmo que não use). O valor é 1/3 do que as mineradoras pagam, mas a ENRC vai bancar todos os custos de transporte.
Se o sistema der certo, será extendido às outras ferrovias do país. No modelo atual, a linha é concedida para uma empresa transportar carga com seu equipamento, buscando clientes no mercado.
No novo modelo, a Valec, empresa pública de construção e operação de ferrovias, vai construir e conservar as linhas. A estatal poderá vender o direito de usar a Filo a outras companhias, que usarão seus equipamentos.
As concessionárias são contra a medida e ameaçam ir à Justiça alegando quebra de contrato. Mas por enquanto o novo sistema será usado em ferrovias que ainda vão entrar em operação. 12:02 AM | | |
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